ARTES PLÁSTICAS

Diversidade artística marca inauguração da Galeria RioMar

Espaço cultural abre as portas com exposição “Liramartes”, que reúne acervo do arquiteto Carlos Augusto Lira

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 15/08/2016 às 22:13

O Shopping RioMar Recife, na Zona Sul da capital pernambucana, ganhou nesta segunda-feira (15) mais um espaço dedicado à cultura. Desta vez, às artes plásticas. A Galeria RioMar, localizada no piso L2 do mall, no antigo espaço da loja Daslu, abre as portas com a exposição Liramartes. A mostra reúne cerca de 350 obras que compõem o acervo do arquiteto pernambucano Carlos Augusto Lira. Entre os destaques, estão obras de artistas do interior de Pernambuco, como o Mestre Nuca de Tracunhaém, além de nomes famosos mundialmente como Salvador Dalí e Miró.

Arquiteto lançou livro "A Lírica de Carlos Augusto Lira". Foto: Marcela Maranhão/Rádio Jornal

De acordo com Lira, a ideia da exposição é promover um diálogo entre a arte popular e a erudita. Segundo ele, é essencial valorizar ao máximo as peças assinadas por artistas regionais, colocando-os em pé de igualdade com artistas internacionalmente conhecidos. Além da exposição, o arquiteto também lançou o livro “A Lírica de Carlos Augusto Lira” e fez questão de autografar cada exemplar.

Ouça o flash:

Galeria RioMar tem o intuito de valorizar os artistas locais Foto: Marcela Maranhão/Rádio Jornal

A gerente de marketing do Shopping RioMar, Danielly Halinsky, explicou que a proposta da Galeria é movimentar exposições e mostras, valorizando sobretudo os trabalhos de artistas locais. O espaço, que vai abrigar vernissages, leilões, entre outras atividades culturais, será aberto ao público a partir desta terça-feira (16), das 9h às 22h. Halinsky adiantou, ainda, que em breve a Galeria RioMar vai promover atividades voltadas aos estudantes em idade escolar.

Anfitriões da inauguração, João Carlos Paes Mendonça e a esposa Auxiliadora. Foto: Marcela Maranhão/Rádio Jornal

O presidente do grupo JCPM, João Carlos Paes Mendonça, destacou a importância de abrir mais um espaço dedicado à arte no Recife. “Nós estamos prestigiando os artistas locais”, ressaltou, deixando claro que o espaço é dedicado especialmente à valorização dos artistas plásticos de Pernambuco. Para outras informações sobre a programação da Galeria RioMar, basta acessar o site www.riomarrecife.com.br ou a fanpage do RioMar no Facebook.

Exposição "Liramartes" reúne obras de artistas regionais e internacionais. Foto: Marcela Maranhão/Rádio Jornal