FUTEBOL

Morre, aos 100 anos, ex-presidente da Fifa João Havelange

Ele foi um dos brasileiros mais poderosos da história do futebol mundial. Morreu com infecção respiratória

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 16/08/2016 às 9:30
João Havelange comandou esporte mundial de 1974 a 1998. Foto: Divulgação/Internet

Morreu no início da manhã desta terça-feira (16) o ex-presidente da FIFA, João Havelange. Ele estava internado no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro e faleceu com infecção pulmonar. Nascido em maio de 1916, Havelange tinha 100 anos de idade e comandou por décadas o futebol brasileiro, quando presidiu a CBF (1956-1974) e a FIFA (1974-1998).

Filho de um comerciante de armas belga, Jean-Marie Goedefroid de Havelange foi um dos cartolas mais influentes da história do esporte. Presidente da Fifa durante 24 anos (1974 a 1998), ele conviveu com diversas denúncias de corrupção em sua gestão e é apontado como um dos responsáveis pela popularização do futebol em lugares como a África e a Ásia.

Antes de se tornar dirigente, Havelange construiu uma história de sucesso como atleta. Pelo Fluminense, seu clube de coração, disputou diversos esportes e destacou-se primeiro na natação. Ele chegou a disputar os Jogos Olímpicos de Berlim, em 1936, nas piscinas.
Foi sob a gestão de Havelange que a Copa do Mundo atraiu o interesse de grandes patrocinadores e passou a render mais financeiramente.

Ao mesmo tempo, o crescimento da Fifa também criava suspeitas de que Havelange teria se aproveitado do processo para lucrar pessoalmente. Influente, o cartola manteve contato próximo com diversos políticos e conseguiu estender seus tentáculos ao futebol brasileiro em 1989, quando colocou seu ex-genro Ricardo Teixeira na presidência da CBF.

Foi da relação com o afilhado político que saiu seu grande tendão de Aquiles, que curiosamente tornou-se público depois que ele deixou a presidência da entidade, em 1998. Segundo a BBC, ele e Ricardo Teixeira receberam propina da ISL, agência de marketing que trabalhava com a Fifa. Em dezembro do ano passado, João Havelange renunciou ao cargo que tinha no COI (Comitê Olímpico Internacional).

Ainda não há informações sobre data e horário de velório e enterro.