DITADURA

Comissão da Verdade ouve trabalhadores rurais vítimas da Ditadura Militar

Testemunhas relatam violações aos direitos humanos nas décadas de 1960, 1970 e 1980. Relatório final será apresentado em dezembro

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 18/08/2016 às 11:04
Comissão da Verdade de Pernambuco se reuniu nesta quinta-feira (17). Foto: Clarissa Siqueira/Rádio Jornal


Violações aos direitos humanos dos trabalhadores rurais durante a Ditadura Militar (1964-1985). Esse foi o tema da seção da Comissão da Verdade, realizada nesta quinta-feira (18), no Sindicato dos Servidores Públicos de Pernambuco, que fica no bairro da Boa Vista, área central do Recife.

Durante a solenidade, o colegiado da comissão Pernambucana vai coletar o depoimento de sete pessoas. As informações de Anacleto Julião, Aida Bezerra, Antônio Alves Dias, Joaquim da Silva, José Paulo de Assis, Martinho Leal de Campos e Severino Domingues de Lima vão servir como base para a formação do relatório. O documento final será apresentado em dezembro.

O coordenador da Comissão da Verdade em Pernambuco, Fernando Coelho, comenta a importância de colher depoimentos de testemunhas dos sobreviventes. "Em todos os trabalhos, procuramos ouvir as pessoas envolvidas, caso ainda estejam vivas. Estamos procurando ouvir os remanescentes dos movimentos que ocorreram à época", disse. "Queremos saber, sobretudo, a impressão deles com a perspectiva do tempo que se passou", completou.