FESTA PERNAMBUCANA

Músicos pernambucanos marcam o encerramento das Olimpíadas 2016 no Rio

Homenagens aos nordestinos Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga e presença dos Pernambucanos Lenine, Maestro Spok, Isaar, Fábio Trummer e Maciel Salú chamaram atenção

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 22/08/2016 às 6:12
Foto: reprodução/Facebook de Issar


Quem deu o tom do início da festa de encerramento da olimpíada rio 2016 foi a Orquestra Santa Massa, formada pelos pernambucanos DJ Dolores, Maciel Salu, Isaar, Fábio Trummer e Jam Da Silva. Também participaram do show o Maestro Spok, o sanfoneiro André Julião e o baixista Yuri Queiroga.

Misturando frevo, forró e coco, os artistas levantaram a multidão presente, na noite de ontem, no Estádio do Maracanã. No repertório, homenagens às músicas de raiz do nordeste brasileiro, como “O canto da ema”, que ficou imortalizada na voz de Jackson de Pandeiro.

Nesta segunda-feira (22), ainda embalado pelo sucesso da apresentação, o Maestro Spok conversou com Geraldo Freire na Super Manhã. Para ele, a apresentação foi incrível e o Estado saiu bem representado pela Orquestra Santa Massa seu repertório musical característico da nova música pernambucana. "Foi uma felicidade muito grande participar dessa cerimônia, poder mostrar a nossa alma pernambucana ao mundo", disse.

Ouça a entrevista do Maestro Spok a Geraldo Freire:

A Orquestra Santa Massa foi convidada para participar do encerramento dos jogos há três meses, mas os integrantes do grupo precisavam manter sigilo. O segredo foi quebrado na manhã do domingo por Maciel Salu em sua conta no Instagram: “Disseram que não pode vazar, então não contem pra ninguém que vou participar da Cerimônia de Encerramento das Olimpíadas, ok? Kkkk”, postou o músico.


Depois do show, o integrante da Orquestra Santa Massa, o guitarrista e vocalista Fábio Trummer, falou com a nossa produção por telefone. Ele descreveu a emoção em participar do maior evento esportivo do planeta.

Foto: reprodção/TV Globo


Um grupo de dançarinos vestidos de bonecos de barro foi ao placo representar a cultura do Nordeste e a arte de Mestre Vitalino. A apresentação aconteceu ao som de “Asa Branca”, um dos maiores sucessos do Rei do Baião, Luiz Gonzaga.

O cantor Lenine também esteve no maracanã homenageando o paraibano Jackson do Pandeiro. O pernambucano fez com que o mundo conhecesse uma versão da sua canção “Jack Soul Brasileiro” feita para homenagear os voluntários que trabalharam na Rio 2016.

OLIMPÍADAS

Durante 15 dias, mais de 11 mil atletas participaram de 42 modalidades esportivas nos jogos. O Brasil encerrou os jogos com a melhor participação em Olimpíadas com 19 medalhas, sendo 7 de ouro, 6 de prata e 6 de bronze.

As medalhas douradas foram conquistadas pelo futebol e vôlei masculino, pela dupla Alisson e Bruno do vôlei de praia, pela judoca Rafaela Silva, pelo atleta do salto com vara Tiago Braz, pelo boxeador Robson Conceição e as velejadoras Kahene Kunza e Martine Grael.

Os Estados Unidos ficaram em primeiro lugar com 121 medalhas, sendo 46 de ouro, seguidos da Grã-Bretanha com 67 medalhas, sendo 27 de ouro, e da China com 70, que teve 26 de ouro. A próxima edição dos Jogos Olímpicos será realizada em Tóquio, capital do Japão, entre os dias 24 de julho e 9 de agosto de 2020.