GRANDE RECIFE

Conjunto Muribeca: após demolições, Caixa diz cumprir acordo feito com comunidade

Imóveis irregulares construídos no entorno do Conjunto Muribeca foram demolidos. Habitacional começou a apresentar problemas em 1995

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 23/08/2016 às 15:59
Foto: Isabela Dias/ Rádio Jornal


Três dos mais de 300 imóveis construídos nos arredores do Conjunto Muribeca, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, foram demolidos nesta terça-feira (23). A ordem de retirada foi concedida pela Justiça Federal, por solicitação da Caixa Econômica.

As residências foram levantadas de forma irregular e ficavam próximas aos prédios já condenados pela Defesa Civil do município.

Policiais Federais e Militares e oficiais da justiça acompanharam a ação. De acordo com o assessor de comunicação da PF, Giovani Santoro, outras 20 casas também foram desocupadas.

LEIA TAMBÉM

Demolição de mais um bloco do Conjunto Muribeca começa neste sábado

Moradores que residem nos entornos de três blocos do Conjunto Muribeca são notificados pela Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes

Em nota, a Prefeitura do Jaboatão informou que as intervenções ocorreram nos blocos 35, 37 e 59 do conjunto e que todos os imóveis construídos, num raio de 12 metros entre as unidades, deverão ser demolidos.

Os detalhes na reportagem de Isabela Dias:

Clóvis Bezerra, de 48 anos, foi um dos moradores que precisou sair de casa. Ele não tem para onde ir. “A minha situação está muito complicada, né? Estou jogado no meio da rua”, disse.

Segundo o presidente da Associação Comunitária de Muribeca, João Freitas, os moradores do habitacional lutam há anos para voltar para casa. “A gente mais quer é que a Caixa Econômica Federal tenha respeito pelos moradores. Tem que começar a demolir. Agora para [começar a] reconstruir para que os moradores tenham perspectiva e, pelo menos, a possibilidade de retornar a suas residências”, disse.

A Caixa Econômica Federal informou, por meio de nota, que cumpre integralmente o que foi acordado judicialmente com a comunidade. A ação de demolir os imóveis irregulares é da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes em cumprimento a determinação judicial.

HISTÓRICO

O Conjunto Habitacional da Muribeca tem atualmente 68 prédios, com 32 apartamentos. Um foi já foi demolido. Os problemas na estrutura começaram em 1995. Dez anos depois, todas as unidades foram condenadas.