VIOLENCIA CONTRA A MULHER

Aplicativo é arma no combate da violência contra a mulher no Agreste

O aplicativo Sempre Alerta, lançado em Belo Jardim e em expansão pelo estado, lança nova funcionalidade

Maria Luisa Ferro
Maria Luisa Ferro
Publicado em 24/08/2016 às 11:50

Pensando em melhorar o controle da segurança pública, onde o medo já vem fazendo parte do cotidiano da população, a Mooh Tech, empresa que foca em levar o conceito de smart cities para capitais e municípios do interior, lançou a plataforma Sempre Alerta no último dia 8 de agosto. O Sempre Alerta baseia-se em melhorar a relação entre a população e os órgãos de segurança, como a Polícia Militar, criando uma parceria no combate a violência.

O aplicativo funciona através de um cadastro do celular, onde o usuário pode fazer denúncias de atividades suspeitas, ocorrências de furtos e roubos na região, violência contra a mulher e roubo de celulares, entre outros. O GPS define a localização do usuário e o alerta pode ser realizado através de mensagens de texto, imagens ou vídeo, de forma bastante semelhante a outros populares aplicativos de trocas de mensagens. Automaticamente, a central recebe o alerta e repassa para as unidades destacadas que, por sua vez, podem averiguar a ocorrência.

O Sempre Alerta foi lançado incialmente na cidade de Belo Jardim, Agreste de Pernambuco. Segundo Everton Cruz, um dos sócios-fundadores da Mooh Tech, a ideia se espalhou rapidamente e outras cidades e estados do Brasil já estão interessados no Sempre Alerta. “Só nos primeiros 15 dias, nós tivemos 2000 downloads do aplicativo. Isso deu um impulso grande e fez com que fechássemos com outras cidades pelo Agreste, como Garanhuns, Gravatá, Bom Conselho, além do governo da Paraíba, que também se interessou pelo projeto”, conta.

Uma das funcionalidades do aplicativo, o Alerta Mulher, é uma parceria da Mooh Tech com a Secretaria da Mulher. Funciona como botão de pânico, onde essa mulher em situação de risco cadastra-se previamente e recebe preferência no caso de uma ocorrência. O Alerta Mulher será disponibilizado no aplicativo a partir do dia 12 de setembro. Henrique Mafra, sócio fundador da Mooh Tech junto com Everton Cruz, detalha a função do Alerta Mulher:

Em breve, o Sempre Alerta pretende expandir mais ainda, chegando a capital do estado, Recife, e a Região Metropolitana. A expansão já está em negociação com os órgãos responsáveis.