VIOLÊNCIA À MULHER

Mulheres de Jaboatão dos Guararapes ganham Botão do Pânico

O Botão do Pânico permite que as mulheres possam acionar a Patrulha Municipal Maria da Penha quando estiverem em situação de risco

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 26/08/2016 às 15:24
Foto: Guilherme Bertouline/ JC

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes lançaram nesta sexta-feira, o Programa Botão do Pânico. O equipamento vai permitir que as mulheres possam acionar a Patrulha Municipal Maria da Penha através do celular, caso estejam sendo agredidas ou se os agressores não cumpram a determinação judicial de afastamento.

De acordo com TJPE, foram entregues nesta sexta-feira, 50 botões do pânico para mulheres que estão sob medida protetiva de urgência que foram selecionadas por equipe psicossocial da vara da violência doméstica e familiar contra a mulher de Jaboatão.

Confira os detalhes na reportagem de Juliana Oliveira:

A juíza da Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, Andrea Cartaxo, garante que as equipes foram capacitadas para esse tipo de ocorrência. Segundo a juíza, as mulheres também passaram por um treinamento.

MAIS EQUIPAMENTOS

O botão do pânico é o primeiro a ser lançado no Nordeste e o terceiro no país. Ele já funciona em Limeira, em São Paulo, e Vitória, no Espírito Santo. De acordo com o Tribunal de Justiça de Pernambuco, a expectativa é distribuir mais dispositivos para as mulheres.