COMUNICAÇÃO

Antônio Lavareda lança livro que explora o inconsciente do consumidor

Sociólogo recebeu convidados em noite de autógrafos, nesta segunda-feira (29), no JCPM Trade Center

Da Rádio Jornal
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Publicado em 29/08/2016 às 21:42
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Sociólogo autografou cada exemplar durante lançamento. Foto: Marcela Maranhão/Rádio Jornal

O sociólogo Antonio Lavareda lançou, na noite desta segunda-feira (29), no empresarial JCPM Trade Center, Zona Sul do Recife, o livro “Neuropropaganda de A a Z”. A obra, escrita em parceria com o jornalista João Paulo Castro, reúne o conteúdo de dez anos de pesquisas que, de acordo com Lavareda, ajudaram a compreender melhor os indivíduos e o seu comportamento social.

Para o sociólogo, é inquestionável a contribuição da neurociência para a propaganda, visto que, além do papel das emoções - amplamente explorado pelos publicitários, esta ciência acrescenta que o processamento das informações pelos indivíduos é 99% realizado no plano do inconsciente. “Nós não sabemos exatamente o que acabamos de perceber, o que acabamos muitas vezes de sentir com relação a determinados objetos e estímulos de comunicação”, apontou. Ouça o flash:

Sobre a estrutura da obra, o autor explica que cada um dos capítulos aborda um tema diferente e, por isso, podem ser lidos e compreendidos separadamente. Cada um deles traz uma bibliografia própria, cita as principais obras de referência, além de trazer links da web. Antônio Lavareda destacou, ainda, que o livro pode servir de base não só para profissionais da área de comunicação, mas para todos os interessados em comunicação de uma forma geral.

DE OLHO NO CONSUMIDOR

Microempreendedores e pessoas que planejam abrir um pequeno negócio, por exemplo, podem aproveitar conceitos práticos como: o papel das embalagens no sentido de alavancar o consumo e o significado das cores quando aplicadas a marcas. “Empreendedorismo é uma forma de se comunicar com o público consumidor”, completou Lavareda.

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