VISITAÇÃO

Ilha de Deus recebe passeio turístico e cultural do Catamaran Tours

Vítima de vários problemas sociais a Ilha de Deus se restabeleceu pela luta dos moradores e criou uma forma de sobrevivência econômica particular

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 30/08/2016 às 22:16
Ilha de Deus Foto: reprodução/internet

A Ilha de Deus, localizada no centro do Parque dos Manguezais, vai receber um tour no próximo sábado promovido pelo Catamaran Tours e pela ONG Saber Viver, às 10h. O objetivo do novo passeio semanal é combinar turismo, história, ciência e cultura para que o público recifense possa conhecer o dia-a-dia da comunidade.

No passeio o público poderá acompanhar projetos sociais que vêm mudando o modo de vida dos moradores; vivenciar atividades produtivas locais como a pesca de sururu e a produção artesanal, além de elementos da cultura local.

Ilha de Deus no ano de 2009 Foto: reprodção/ paufaus

Ilha de Deus

A ilha situada na reserva estuaria da Bacia do Pina, começou a ser ocupado no início do século XX. Desde o seu surgimento, foi durante muitos anos palco de diversos problemas sociais, necessidades básicas como serviços de saneamento, saúde, educação e segurança.

A população em sua maioria formada por pescadores e artesãos passou a reivindicar junto ao governo do estado soluções para a falta de atuação no local. E apenas em 2007, o cenário começou a mudar e a Ilha de Deus sofreu um processo de urbanização, que encontra-se descontinuado.