ABASTECIMENTO

Acidente em sistema de captação compromete abastecimento na RMR

A expectativa é que os técnicos consigam finalizar o barramento até o próximo sábado (03)

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 01/09/2016 às 17:29
Foto: Divulgação | Compesa



A captação de água do rio Arataca, pertencente ao Sistema Botafogo, localizada em Igarassu, está sem funcionar. Isso ocorreu após o rompimento da estrutura que permite a elevação do rio a montante da captação para o bombeamento da água para a Estação de Tratamento de Botafogo, também localizada no município.

Essa captação, uma barragem de nível, contribui com 380 litros de água por segundo para o Sistema Botafogo e, devido ao problema, a Compesa está enfrentando dificuldades para o cumprimento do calendário de distribuição das cidades de Olinda, Paulista, Igarassu e Abreu e Lima, exceto as áreas atendidas por poços.

Foto: Divulgação | Compesa


Após a ocorrência do acidente, os técnicos da Compesa tentaram retomar a operação da unidade, em caráter emergencial, construindo um barramento provisório. Ações de vândalos destruíram o barramento por três vezes e, com isso, impossibilitou o retorno da operação da captação, que é realizada por uma estação elevatória composta por três bombas de 350 KV de potência e mais uma reserva.

Segundo a Compesa, já foram realizadas duas reuniões com a comunidade que reside no entorno, explicando que a atitude de alguns estava prejudicando o abastecimento.

A expectativa é que os técnicos consigam finalizar o barramento até o próximo sábado (03), e assim retomar a operação da unidade. As obras, a ação definitiva, será programada para os próximos dias e deverão durar 30 dias. A recuperação da estrutura da captação custará R$ 150 mil.