CONSULTÓRIO

O Zika Vírus também está relacionado as deformidades em articulações

Para falar sobre as deformidades nas articulações dos bebês, a comunicadora Clarissa Siqueira recebeu nesta sexta-feira Vanessa van der Linden e Epitácio Rolim

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 02/09/2016 às 22:25
Imagem Ilustrativa


No Consultório de Graça desta sexta-feira (02), a médica pediatra Vanessa van der Linden e o Dr. Epitácio Rolim, especializado em ortopedia pediátrica, falaram sobre a influência do Zika Vírus nas deformidades nas articulações dos bebês.

Zika Vírus é uma infecção causada pelo vírus ZIKV, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, mesmo transmissor da Dengue e da Chikungunya. O vírus zika teve sua primeira aparição registrada em 1947, quando foi encontrado em macacos da Floresta Zika, em Uganda. Entretanto, somente em 1954 os primeiros seres humanos foram contaminados, na Nigéria. O Brasil notificou os primeiros casos de zika vírus em 2015.

Estão se estudando a relação do zika com a microcefalia e outras doenças como a artrogripose.

Confira o programa na íntegra:

O Dr. Epitácio diz que qualquer causa que diminua o movimento do feto durante os primeiros meses pode trazer a artrogripose, mas, aparentemente, nos casos confirmados de zika as deformidades são mais comuns e peculiares.