A CIDADE E O CIDADÃO

Alunos da UFPE estudam reordenamento urbano próximo ao rio Capibaribe

A ideia é desenvolver trabalhos de pesquisa e desenvolvimento para revitalização da bacia hidrográfica do rio na área de São Lourenço da Mata

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 08/09/2016 às 15:15
Foto: Malu Silveira / NE10


Alunos do curso de arquitetura da Universidade Federal de Pernambuco estão participando de um estudo sobre reordenamento urbano próximo ao rio Capibaribe, em São Lourenço da Mata. A ideia é desenvolver trabalhos de pesquisa e desenvolvimento para revitalização da bacia hidrográfica.

A iniciativa, que já está em andamento no Recife, escolheu São Lourenço da Mata para ser a segunda cidade, dos 42 municípios que o Capibaribe percorre, para os estudos.

Os alunos terão até dezembro deste ano para apresentarem os projetos ao Instituto de Pesquisa e Inovação Para as Cidades, órgão vinculado à UFPE, e, posteriormente, ser apresentado à Prefeitura de São Lourenço da Mata.

No projeto, os alunos trabalham os conceitos abraçar, atravessar e percorrer, para que os estudantes possam criar alternativas viáveis e inovadoras para a revitalização da bacia hidrográfica. A iniciativa irá apresentar novos olhares e desafios para o município.

Sobre o assunto, a apresentadora Clarissa Siqueira e a jornalista do Jornal do Commercio, Ciara Carvalho, conversaram com o professor de arquitetura da UFPE, Luiz Vieira.

Ouça a coluna na íntegra: