CONSULTÓRIO

Especialistas contam que obesidade pode causar infertilidade masculina

A varicocele, caxumba e problemas na tireoide são outros riscos para a infertilidade do homem

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 13/09/2016 às 17:23
Foto: Reprodução/Internet


No Consultório desta terça-feira (13), a comunicadora Graça Araújo recebeu o urologista Filipe Tenório e a endocrinologista Karina Magalhães. O assunto do dia foi a infertilidade masculina.

Durante a conversa, os novos tratamentos para o caso foram abordados pelos especialistas. De acordo com o urologista Filipe Tenório, o homem pode ter um filho e depois ficar infértil. “Essa é a infertilidade secundária e ela é bem comum. A principal causa é a varicocele, doença que causa um dano ao longo do tempo”, disse.

Outras causas da infertilidade masculina são problemas hormonais: testosterona, tiroide, além da obesidade. Doenças genéticas também podem causar esse problema no homem. A caxumba é outra ameaçadora para a infertilidade masculina.

Sobre a obesidade causar a infertilidade no homem, a endocrinologista Karina Magalhães afirmou que é comum acontecer. “Um homem obeso tende a ter mais hormônio feminino do que o não obeso e isso ocorre uma alteração hormonal que faz com que todo o estimulo para o testículo não aconteça da forma correta”, afirmou.

Ouça o Consultório na íntegra: