CONSULTÓRIO

“Depressão é uma das principais causas do suicídio”, diz especialista

A prevenção ao suicídio foi a pauta levantada no Consultório do Rádio Livre desta quarta-feira (14)

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 14/09/2016 às 17:16
Foto: Reprodução/Internet


A prevenção ao suicídio foi o assunto levantado no Consultório do Rádio Livre desta quarta-feira (14). A comunicadora Graça Araújo recebeu o psiquiatra Amaury Cantilino e a coordenadora regional do Centro de Valorização da Vida (CVV), Karina Soares. Setembro é o mês de prevenção ao suicídio.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 40 segundos uma pessoa morre por suicídio no planeta. O psiquiatra Amaury Cantilino afirmou que algumas patologias levam mais facilmente ao suicídio. “A principal é a depressão, depois temos transtornos de ansiedade e bipolaridade”, afirmou o especialista.

A ausência do tratamento foi apontada como uma das principais causas para a evolução das crises de ansiedade - o que pode terminar causando um suicídio. No mundo, mais de 800 mil pessoas cometem suicídio a cada ano.

Já no Brasil, em 2014, foram mais de 10.600 pessoas que tiraram a própria vida. Em Pernambuco, um médico morre por mês cometendo suicídio. “No nosso estado, são 3,4 pessoas a cada cem mil habitantes que se matam”, afirmou Karina Soares.

Ouça a Consultório na íntegra: