A CIDADE E O CIDADÃO

Jornalistas repercutem nota de Pernambuco no IDEB

Graça Araújo e Margarida Azevedo conversaram na coluna A Cidade e o Cidadão sobre a pontuação de 3,9 do Estado no IDEB – a melhor do Brasil

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 14/09/2016 às 15:38
Foto: Reprodução/Internet


Vinte redes estaduais, das 27 unidades da federação, tiveram desempenho melhor no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2015 no ensino médio, em relação à avaliação anterior.

Apesar disso, somente duas unidades alcançaram a meta no indicador: Pernambuco e Amazonas. O avanço da etapa no indicador ocorreu apesar do desempenho do ensino médio em matemática ser o pior desde 2005 na prova de avaliação.

O IDEB é calculado a cada dois anos, levando em conta dados de avaliação em português e em matemática e indicadores de fluxo escolar (reprovação e abandono). Pernambuco aparece com o segundo melhor IDEB do País no ensino médio, com 3,9. Além disso, conseguiu ultrapassar sua meta - que é de 3,6.

O levantamento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica mostra uma melhora do desempenho do ensino médio das escolas da rede estadual de educação. Pernambuco, que antes ocupava o quarto lugar na lista, passou à primeira colocação junto com o estado de São Paulo.

A comunicadora Graça Araújo e a jornalista do Jornal do Commercio, Margarida Azevedo, conversaram sobre o assunto e debateram a nota alcançada por Pernambuco. Ouça a coluna na íntegra: