DEBATE

“Há uma demora na decisão do eleitor”, diz jornalista sobre eleição

As pesquisas e a eleição foram colocadas em pauta no debate desta segunda-feira (19)

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 19/09/2016 às 12:23
Leitura:
Foto: Rádio Jornal


O debate da Supermanhã desta segunda-feira (19) trouxe as pesquisas eleitorais como pauta da conversa. O comunicador Geraldo Freire recebeu o cientista político Adriano Oliveira, o jornalista Ivan Maurício e o professor, sociólogo e cientista político, José Arlindo Soares.

O primeiro assunto levantado pelos convidados foi a questão das pesquisas de intenção de voto que são divulgadas sempre antes do dia da eleição. A corrida entre os candidatos, a diferença de colocação e os altos e baixos dos prefeituráveis. “As pesquisas sempre apontam tendências, mas elas vão se delineando com as campanhas de rua. Eu acho que está havendo uma demora do eleitor se definir”, disse o jornalista Ivan Maurício.

Os especialistas ainda afirmaram que a eleição no Recife não está com nada certo, mas que o segundo turno na capital pernambucana é quase que confirmado. Sobre a credibilidade os institutos que divulgam pesquisas, o professor José Arlindo Soares confirmou qualidade: “Todo instituto que manipulou pesquisas, se destruiu”.

A questão da política nacional estar comandando os resultados locais também foi discutida no debate. Os convidados lembraram as manchas dos partidos políticos e a dificuldade de manter uma nova política.

Ouça o debate na íntegra:



Mais Lidas