REFORMA

Obra de recuperação na BR-101 Norte vai deixar trânsito lento até 2017

Trecho de 10km da BR-101 entre as cidades de Abreu e Lima e Paulista começou a ser recapeado nesta segunda. Obra foi dividida em cinco etapas

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 19/09/2016 às 9:25
Foto: Clarissa Siqueira/Rádio Jornal


Reportagem de Clarissa Siqueira

Até janeiro de 2017, o motorista que passar pela BR-101 Norte vai ter que exercer a paciência. Nesta segunda-feira (19), o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) iniciou a recuperação em 10Km da BR-101 Norte, no trecho que liga os municípios de Abreu e LIma e Paulista, na Região Metropolitana do Recife.

As obras de substituição de placas de concreto, reposição de dispositivos de drenagem, aplicação de revestimento asfáltico e implantação de sinalização vão ser divididas em cinco etapas. A execução dos serviços está acontecedo nos turnos da manhã e tarde, e já está prejudicando o trânsito no local.

Apesar da má qualidade atual da pista, os moradores que circulam pelo trecho não ficaram satisfeitos com as novidades trazidas pelas obras. Célio Carvalho Moreira é motorista de caminhão há mais de 20 anos e circula diariamente no trecho. "A gente estava pensando que eles iam fazer um serviço completo, mas estão fazendo ficar pior do que era. Esse material que eles colocam dura no máximo 20 dias", diz. "Aí a gente enpena roda de carro, cai dentro de um buraco, sai o pivô da direção. Tudo de ruim pode acontecer", completa.

TRANSTORNOS

Para tentar amenizar os transtornos, a Polícia Rodoviária Federal, a Secretaria das Cidades, Grande Recife Consorcio de Transportes e Prefeitura de Abreu e Lima vão realizar campanhas de orientação aos passageiros. Cerca de 40 mil passageiros que utilizam 16 linhas de ônibus passam pelo trecho na BR-101 todos os dias.