A CIDADE E O CIDADÃO

Você sabe qual é o bairro mais barulhento do Recife?

Falta de arborização e ruídos produzidos por avenidas são motivações para o bairro ser considerado o menos silencioso

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 22/09/2016 às 15:08
Leitura:
Foto: Diego Nigro/JC Imagem



Você sabia que a Imbiribeira, na Zona Sul do Recife, é o bairro que faz mais barulho na cidade? Lá também fica a via mais ruidosa da cidade: a Avenida Mascarenhas de Moraes. Não é para menos, afinal o trânsito por lá é intenso e é possível ouvir o som de milhares de buzinas e de automóveis que passam pelo local.

Tudo isso, aliada à falta de arborização, amplifica os ruídos produzidos em uma das principais artérias da capital. Já o bairro mais silencioso do Recife é Pau Ferro - um lugar que pouca gente conhece, mas que fica perto de Dois Irmãos, nas proximidades da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Por ser uma área rural, bem arborizada, é possível ouvir sons da natureza, como canto de pássaros e latido de cachorros. O ranking dos bairros mais e menos barulhentos foi traçado em uma pesquisa inédita feita pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que desenhou o mapa acústico do Recife.

Em uma primeira etapa, alunos e professores do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPE escolheram três pontos do bairro para chegar a uma média dos níveis de barulho produzidos em cada um deles.

A primeira define como limite ideal para áreas urbanas 50 decibéis. A segunda, 60 decibéis. Apenas cinco bairros – Guabiraba, Mangabeira, Campina do Barreto, Cajueiro e Pau Ferro – ficaram dentro da recomendação.

Oito bairros ficaram com uma média acima de 75 decibéis: Imbiribeira, Várzea, Passarinho, Zumbi, Engenho do Meio, Bongi, Jordão e Brejo da Guabiraba.

Quarenta ficaram com medições entre 70 e 75 decibéis, 32 apresentaram entre 65 e 70 decibéis, nove entre 60 e 65 decibéis. Cinco ficaram com a intensidade abaixo de 60. Apenas um, Pau Ferro, ficou abaixo de 50 decibéis.

Sobre o assunto, a comunicadora Graça Araújo e a jornalista do Jornal do Commercio, Ciara Carvalho, conversaram com o professor da UFPE Ruskin Freitas na coluna A Cidade e o Cidadão. Ouça na íntegra:

Mais Lidas