CONSULTÓRIO

Consultório de Graça debate afogamentos e primeiros socorros

A comunicadora Graça Araújo recebeu um representante do Corpo de Bombeiros e outro do Samu para conversar sobre o assunto

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 23/09/2016 às 16:48
Foto: Reprodução/Internet

O Consultório do Rádio Livre debateu nesta sexta-feira (23) a questão dos afogamentos e primeiros socorros. A comunicadora Graça Araújo recebeu o assessor de comunicação do Corpo de Bombeiros, o major Aldo Silva; e o diretor-geral do Samu Recife, Leonardo Gomes.

A conversa se pautou, principalmente, em função da morte trágica do ator Domingos Montagner no último dia 15. Os convidados destacaram que alguém que sabe nadar pode morrer afogado. “Costumamos comentar que se a pessoa sabe nadar ela não está isenta de sofrer um afogamento e também não quer dizer que ela está apta a prestar um socorro de salvamento aquático”, pontuou o major Aldo Silva.

A geografia do Rio São Francisco não deixou de ser comentada pelos especialistas, assim como os riscos que a região traz para os banhistas como o relevo alterado e as fortes correntezas.

Os perigos do afogamento também foram comentados pelos convidados. “O que mais compromete em um afogamento é a falta de oxigenação e a primeira lesão que vem é a cerebral. Até cinco minutos, a pessoa pode não ter tantas sequelas. Mais que isso já é bastante perigoso”, comentou o Leonardo Gomes.

Ouça o Consultório na íntegra: