DEBATE

“Não existe escola com partido”, diz ex-deputado Paulo Rubem

O debate da Supermanhã desta sexta-feira (23) trouxe como pauta a polêmica do “Escola Sem Partido”

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 23/09/2016 às 12:19

A polêmica do “Escola Sem Partido” foi o tema do debate da Supermanhã desta sexta-feira (23). O comunicador Wagner Gomes recebeu o ex-secretário de educação, Silvio Amorim; o professor e ex-secretário, Fernando Antônio Gonçalves e o ex-deputado Paulo Rubem.

Assuntos como religião na sala de aula e reforma do Plano do Ensino Médio foram levantados durante a conversa. “Esse discurso de que há ou não há temas políticos na escola é vazio, é um discurso de quem não tem os pés no chão e não conhece a realidade das escolas”, disse o ex-deputado Paulo Rubem.

Os especialistas ainda afirmaram que o problema do ensino médio não começa no ensino médio, mas sim muito antes, ainda na educação básica. “Não devíamos nem discutir esse projeto da Escola Sem Partido porque ele fere os direitos fundamentais”, afirmou o ex-secretário de educação, Silvio Amorim.

Silvio Amorim ainda aproveitou o debate para falar do impasse entre partidos. “Eu lamento muito que Direita e Esquerda usem o ambiente da sala de aula para fazer os seus ringues”, pontuou.

A realidade das escolas no País também foi debatida durante a conversa. “Quando você olha para a situação das escolas públicas no Brasil, as escolas do Nordeste, da educação infantil ao ensino médio, têm 60% menos insumos que as escolas do Sul e Sudeste”, garantiu o professor e ex-secretário Fernando Antônio Gonçalves.

Ouça o debate na íntegra: