DEBATE

“Eleição no Recife se encaminha para segundo turno”, diz especialista

O debate da Supermanhã desta segunda-feira (26) discutiu as pesquisas eleitorais nestes últimos dias antes da eleição

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 26/09/2016 às 12:11



A menos de uma semana das eleições municipais deste ano, o debate da Supermanhã trouxe nesta segunda-feira (26) como pauta as pesquisas eleitorais. O comunicador Geraldo Freire recebeu o cientista político Adriano Oliveira, o diretor do Instituto Exata, João Matos, e o diretor regional do Ibope, Maurício Garcia.

Os convidados afirmaram que nestes últimos dias devem sair novas pesquisas mais esclarecedoras, mas que, no Recife, o cenário se configura para um segundo turno. O cientista político Adriano Oliveira explicou que há fatos que mexem nas pesquisas, como a visita que o ex-presidente Lula fez à capital pernambucana na semana passada.

O comportamento dos candidatos nos guias eleitorais também foi mencionado pelos especialistas no debate, assim como as trocas de farpas feitas entre os prefeituráveis. Outra questão levantada durante a conversa foi a antipatia da população pela eleição, os convidados mencionaram que o dia de votar se aproxima e muita gente ainda nem sabe em quem escolher.

O diretor regional do Ibope, Maurício Garcia, falou que há um cenário muito parecido entre as pesquisas divulgadas. “Elas estão em sintonia: mostram a liderança do candidato Geraldo Júlio, a forte estabilidade do candidato João Paulo e uma oscilação e dúvida em relação a candidatura de Daniel”, explicou.

Ouça o debate na íntegra: