ELEIÇÕES 2016

Na reta final da campanha, 21% dos eleitores vão votar branco ou nulo

Pesquisa IPMN/Jornal do Commercio mostra cenário de segundo turno no Recife entre Geraldo Julio e João Paulo. Dos eleitores, 4% ainda não sabem em quem votar

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 26/09/2016 às 8:17


A eleição do prefeito que vai governar o Recife entre os anos de 2017-2020 não deve terminar no próximo domingo, 2 de outubro. É isto que aponta o novo estudo estatístico realizado pelo Instituto de Pesquisa Mauricio de Nassau, encomendado pelo Jornal do Commercio. O principal cenário é de segundo turno entre o atual prefeito da cidade, Geraldo Julio (PSB), que aparece com 33%, e o ex-prefeito João Paulo (PT), que tem 25%.

Já o candidato do PSDB, Daniel Coelho, tem 12%, enquanto Priscila Krause (DEM) tem 3%. Edilson Silva (PSOL) aparece com 2% e Carlos Augusto Costa (PV) tem 1%. Os candidatos Pantaleão (PCO) e Simone Fontana (PSTU) não conseguiram pontuar nesta pesquisa.

Leia também: Pesquisa JC/IPMN: 55% dos eleitores recifenses não se interessam pelas eleições 2016

Branco, nulo ou nenhum deles são 21%. Entre os que não sabem ou não respondem, percentual é de 4%. A margem de erro é de 3,5% para mais ou para menos e o índice de confiança é de 95%.

SEGUNDO TURNO

A pesquisa entrevistou 816 entrevistas com moradores do Recife entre 21 e 22 de setembro. O coordenador da pesquisa, o cientista político e professor Adriano Oliveira analisa o cenário de momento. Para ele, há uma estabilidade nos dados em relação às pesquisas anteriores, com tendência clara a um segundo turno, mas não se pode descartar uma vitória do prefeito Geraldo Julio ainda no primeiro turno.