ELEIÇÕES 2016

Jaboatão dos Guararapes vive eleição mais acirrada dos últimos anos

Quatro candidatos se destacam na corrida pela prefeitura de Jaboatão dos Guararapes

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 29/09/2016 às 8:47
Seis candidatos na corrida pela prefeitura de Jaboatão.

Segundo maior colégio eleitoral do estado, Jaboatão dos Guararapes também tem uma das maiores populações autodeclaradas evangélicas de Pernambuco. E esse detalhe vem fazendo a diferença na disputa pela prefeitura da cidade em 2016. De acordo com a última pesquisa do Ibope, divulgada no último dia 26, três candidaturas, com apelo religioso e "pela família", se destacam entre o eleitorado.

De uma família política tradicional do Recife, o deputado federal Anderson Ferreira (PR) é candidato pela primeira vez à prefeitura de Jaboatão, é candidato do senador Armando Monteiro Neto (PTB) e tem o apoio de oito partidos (PR / PTN / DEM / PTB / PSL / PMB / PSC / PRB). Com o discurso de defensor da "família tradicional", Anderson tem 23% das intenções de voto no Ibope, mesmo percentual do vereador por Jaboatão Manoel Neco (PDT). Neco é apoiado por três partidos (PDT / PT do B / PEN) e já foi ligado a partidos evangélicos.

Já o Pastor Cleiton Collins (PP), deputado estadual mais votado de Pernambuco desde 2006, tenta pela segunda vez chegar ao executivo municipal de Jaboatão. Com 18% das intenções de voto no Ibope, Collins está em uma coligação de apenas dois partidos (PP / PMN).

O candidato com maior apoio político na corrida, mas que ainda não mostrou força nas pesquisas, é o atual vice-prefeito da cidade, Heraldo Selva (PSB). Candidato do prefeito Elias Gomes (PSDB) e do governador Paulo Câmara (PSB), Selva é apoiado por doze partidos políticos ( PSB / PSDB / PMDB / PHS / PC do B / PPS / PV / PSD / PSDC / PROS / REDE / PTC). Apesar disso, está em quarto lugar, de acordo com o Ibope, com 10% das intenções de voto.

Leia também: Rádio Jornal realiza debate com candidatos a prefeito de Jaboatão

Disputando as últimas posições, dois candidatos com menos estrutura e mais desconhecidos pela grande parte do eleitorado. Inaldo Metalúrgico (PT), conta apenas com apoio do PT e tenta ganhar força com a lembrança do ex-presidente Lula (PT) e do ex-prefeito e candidato no Recife, João Paulo (PT). Contudo, ele está com 1% no Ibope, mesmo percentual do desconhecido Adilson de Souza (PCO). Já o vereador recifense Edmar de Oliveira (SD), famoso defensor da pena de morte, desistiu da disputa faltan dez dias para o primeiro turno e agora apoia Neco.

MAIS DETALHES

Jaboatão dos Guararapes tem a segunda maior população de Pernambuco. Foto: reprodução / internet

Situada na Região Metropolitana do Recife, Jaboatão dos Guararapes tem a segunda maior população de Pernambuco e soma, em 2016, 443.854 eleitores. Se nenhum dos candidatos alcançar 50% dos votos válidos (excluídos brancos, nulos e indecisos) mais um, a disputa irá para o segundo turno com os dois candidatos mais votados.

Nas últimas duas eleições, não houve segundo turno. Em 2012, o prefeito Elias Gomes (PSDB) foi reeleito ainda na primeira fase com 62,93% dos votos válidos, deixando em segundo lugar Pastor Cleinton Collis (na época PSC), com 27,54%.