ELEIÇÕES 2016

TRE-PE realiza sorteio das urnas eletrônicas

O procedimento é para demonstrar a confiabilidade das urnas eletrônicas

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 01/10/2016 às 9:46
Foto: Ravi Soares / Rádio Jornal

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco realizou, na manhã deste sábado (1º), o sorteio das urnas eletrônicas que serão utilizadas na Votação Paralela. Foram sorteadas quatro urnas, sendo uma da capital e três do interior. A Votação Paralela é um procedimento realizado para demonstrar a confiabilidade das urnas eletrônicas.

Nesse primeiro momento da auditoria, após o sorteio das urnas, são providenciadas as listas dos candidatos dos municípios sorteados, para que as cédulas necessárias à verificação das urnas, possam ser preenchidas pelos representantes dos partidos políticos presentes ou alunos de escolas convidadas. As cédulas são depositadas em uma urna de lona, que é lacrada e transportada para um local seguro até o início da Votação Paralela.

Confira a reportagem de Ravi Soares:

E a justiça Eleitoral apostou em aplicativo para smartphones e tablets para ajudar no processo das eleições deste ano. São 11 aplicativos que vão auxiliar o eleitor a encontrar o local de votação e acompanhar em tempo real a apuração nas urnas.

Confira a reportagem de Ravi Soares: