ELEIÇÕES 2016

Saiba o que é permitido e o que é proibido na hora de ir votar

O uso de celular ou câmera fotográfica está proibido dentro da cabine de votação. Uso de adesivos e bandeiras está liberado na hora de votar

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 02/10/2016 às 6:41
Leitura:


No dia das eleições municipais, muitos eleitores ainda têm dúvidas do que é permitido e do que é proibido por lei na hora de ir votar. A votação começa às 8h e encerra às 17h. Saiba mais na reportagem de Camila Brandão:

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, o eleitor não pode usar telefone celular ou qualquer aparelho eletrônico dentro da cabine de votação. A questão é de segurança para o próprio eleitor.

Outro alerta é sobre manifestações: é permitida a manifestação individual e silenciosa, mas é vedada, até o término da votação, a aglomeração de pessoas, com ou sem utilização de veículos. Mas o eleitor pode usar adesivos ou broches do candidato ou partido político, assim como o uso de bandeiras, mas é proibido que fique na seção eleitoral tentando induzir outros eleitores.

O assessor chefe da Presidência do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, Henrique Melo, explica que pesquisas de boca de urna são proibidas antes do término da votação, às 17h deste domingo. O site do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco disponibiliza documento com as permissões e proibições para este domingo.

ELEITORADO

Mais de 6,5 milhões de eleitores pernambucanos vão às ruas neste domingo (2) para escolher prefeitos e vereadores em 184 municípios do estado. A única exceção é Fernando de Noronha, onde não há eleições municipais. São 577 candidatos a prefeituras e mais de 17 mil ao cargo de vereador em todo estado.

Mais Lidas