ELEIÇÕES 2016

Votação acontece sem registro de ocorrências graves no país

Em todo o país, cerca de 144 milhões de eleitores vão às urnas neste domingo

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 02/10/2016 às 14:42
Foto: Agência Brasil

Em todo país, cerca de 144.088.912 eleitores vão às urnas para escolher seus representantes. Segundo a Justiça Eleitoral, até o momento, não há registro de ocorrências graves. Em cidades como Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre, a manhã de votação foi tranquila.

RIO DE JANEIRO

Mais de 4.800.000 cariocas vão às urnas neste domingo (2) no Rio de Janeiro. Até o momento, não foram registradas ocorrências graves. O candidato Pedro Paulo (PMDB) votou pela manhã em um colégio no bairro da Taquara, Zona Oeste da cidade. Já Marcelo Crivella (PRB) votou em Copacabana, também pela manhã. Na última pesquisa do Datafolha neste sábado, Crivella aparece na frente com 32%, seguido por Marcelo Freixo (PSOL) com 16%, e Pedro Paulo com 11%. Já pela pesquisa IBOPE, Crivella aparece com 31%, Freixo com 12% e Pedro Paulo com 9% das eleições de voto. Assim, se confirma um cenário de segundo turno, com disputa apertada para a segunda colocação.

Quem também votou pela manhã foi o deputado Eduardo Cunha (PMDB), que não revelou seu voto, mas afirmou que não votou em quem votou a favor de sua cassação. A Força Nacional faz a segurança das eleições na cidade e outras cidades da região, devido aos 15 assassinatos nos últimos nove meses, e principalmente pela morte de Marcos Falcon, presidente da Portela assassinado.

Saiba mais no flash de Mellyna Reis:

MINAS GERAIS

Em Minas Gerais, a Polícia Militar já registrou cerca de 80 prisões neste domingo (2) em todo o estado. 16 candidatos a vereador foram presos, entre eles um na cidade de Ipiaçu por compra de votos. Outros 15 foram presos por panfletagem irregular. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Minas, a manhã de votação ocorreu dentro da normalidade. Pouco mais de 100 urnas foram substituídas até o presente momento. Minas Gerais tem 15.700.000 eleitores, e oito cidades estão aptas a ter segundo turno. Na capital Belo Horizonte, o segundo turno deve ser formado pelo deputado estadual João Leite (PSDB) e por Alexandre Kalil (PHS).

Saiba mais no flash de Eustáquio Ramos:

PORTO ALEGRE

Dois homens foram presos na Zona Leste de Porto Alegre, após realizarem boca de urna. Segundo o TRE do Rio Grande do Sul, os maiores transtornos nas eleições são a boca de urna e a distribuição de propaganda irregular, os chamados santinhos. As eleições na cidade são acompanhadas pela Força Nacional. Porto Alegre tem 1.098.000 eleitores, e as pesquisas são lideradas por Sebastião Melo (PMDB) com 31%, seguido por Nelson Marchezan (PSDB) com 21%, Raul Pont (PT) 19% e Luciana Genro (PSOL) e 14%.

Saiba mais no flash de Bruno Teixeira:

CURITIBA

Em Curitiba, apesar da nova legislação a respeito da propaganda irregular, a cidade amanheceu cercada de santinhos. Foi possível ver a mobilização popular para retirada desse material das ruas. Foi divulgada nes1te sábado (1º) a última pesquisa de intenção de votos para a prefeitura de Curitiba, onde Rafael Grecca (PMN) segue a frente com 30% das intenções de voto, seguido pelo atual prefeito, Gustavo Fruet (PDT) com 19% e Ney Leprevost (PSD) com 17%.

Saiba mais no flash de Mário Neto:
[uolmais_audio 16013655