ELEIÇÕES

Eleitores de quatro cidades do Estado volta às urnas no próximo dia 30

As cidades do Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Caruaru vão ao segundo turno. Em 11 cidades, quem vai decidir é o TSE.

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 03/10/2016 às 13:59



Reportagem de Clarissa Siqueira

Quatro cidades de Pernambuco vão ter segundo turno. Até o dia 30 de outubro, quando dois milhões de eleitores do Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Caruaru decidem quem assume as prefeituras, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco garante o mesmo esquema de funcionamento ontado para o primeiro turno do pleito.

As cerca de 20 mil urnas eletrônicas, usadas nesse domingo (3), já foram recolhidas aos polos administrativos do TRE. Os equipamentos vão ser avaliados e os candidatos novamente cadastrados em cada urna para que, no dia 20 de outubro, tudo esteja pronto.



A partir desta terça-feira (4) recomeçam as campanhas nas cidades com segundo turno, com carros e som nas ruas e propagandas. O guia eleitoral inicia quarta-feira (5) pela manhã no rádio e à tarde, na televisão. Cada candidato vai ter cinco minutos para expor as propostas. Outras dúvidas sobre o processo eleitoral no segundo turno ou a atual situação dos candidatos podem ser esclarecidas no site do TRE.

FICHA LIMPA

Porém, em 11 cidades do estado, as eleições devem ser decididas nos tribunais. Nesses locais, pelo menos um dos candidatos teve problemas com registros ou está na mira da Lei da Ficha Limpa. Segundo Orson Lemos, assessor da corregedoria do TRE, cada município tem uma situação diferente, que vai ser analisada pelo Tribunal Superior ou Regional Eleitoral.