A CIDADE E O CIDADÃO

Conde da Boa Vista é um dos principais desafios para a nova prefeitura

O vencedor para a Prefeitura do Recife, Geraldo Julio ou João Paulo, terá o desafio de ajustar a imobilidade da via

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 04/10/2016 às 15:13
Foto: Acervo/JC Imagem

A avenida Conde da Boa Vista, a via mais importante do centro do Recife, virou alvo de disputa eleitoral entre os candidatos à Prefeitura do Recife Geraldo Julio (PSB) e João Paulo (PT).

A primeira grande mudança feita na via foi em 2008, na gestão de João Paulo, que implantou faixas exclusivas para o transporte público na faixa esquerda. A avenida ficou ainda pior depois que o Governo do Estado tentou implantar estações do chamado corredor leste-oeste e deixou tudo parado pela metade.

O atual prefeito, que teve quatro anos para resolver a via, disse que vai devolver a Conde da Boa Vista aos recifenses. Mas afinal, como resolver a mobilidade da via?

O Governo do Estado iniciou um estudo para traçar planos novos para o local. O estudo pretende traçar novos planos para o corredor, que há pelo menos seis anos está esquecido, abandonado e degradado.

A pesquisa, coordenada pela Secretaria Estadual das Cidades, tendo à frente o engenheiro e especialista em transporte Maurício Pina, visa acompanhar a demanda de passageiros de 53 das 76 linhas de ônibus que trafegam pela avenida Conde da Boa Vista diariamente.

O objetivo da pesquisa é encontrar uma acomodação para o BRT na avenida. Para isso, os técnicos sabem que será necessário reduzir o número de ônibus em circulação no corredor porque muitas das linhas são sobrepostas, ou seja, fazem o mesmo trajeto e têm o mesmo destino.

Na coluna A Cidade e o Cidadão desta terça-feira (4), a comunicadora Graça Araújo e a jornalista do Jornal do Commercio Roberta Soares conversaram sobre o assunto. Confira na íntegra: