ECONOMIA

Brasil pode voltar a ter 8º maior PIB global em 2017, aponta FMI

Segundo previsões do FMI, a expectativa é que haja um crescimento de 0,5% no crescimento do país

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 05/10/2016 às 17:16
Leitura:
Foto: Divulgação

Atualmente o Brasil ocupa a 9ª colocação em termos de PIB global, mas a expectativa é que com a retomada da economia brasileira e a freada do dólar, o país suba para a 8ª colocação no ano que vem, segundo previsões do Fundo Monetário Internacional (FMI).

O radialista Wagner Gomes questiontou o economista Ecio Costa se podemos encarar positiva a notícia de um possível crescimento do Brasil na tabela das principais economidas do mundo. Em entrevista, Ecio afirmou que além do contexto internacional, duas coisas influenciam muito no crescimento do país. "O câmbio funciona em dólares e acaba desvalorização do real, já que a economia brasileira atua em reais, e quando se converte, empurra o Brasil para posições baixas na classificação" afirma.

"Por outro lado, o próprio FMI vem apostamos que a gente tenha uma resseção menos forte do que a do ano passado, ficando na taxa dos 3,3% e que haja um crescimento de 0,5%," completa. Ecio ainda ratifica a recolocação do país na classificação: "Assim, havendo recolocação para voltarmos a ser uma das principais economias do mundo (...) até 2021 a previsão é que voltemos como 8ª maior economia mundial."

Ouça a coluna na íntegra:

Mais Lidas