SEGUNDO TURNO

Saiba como ficam os guias do Recife, Jaboatão, Olinda e Caruaru

No Recife e em Caruaru, os guias eleitorais começam na próxima segunda. Em Jaboatão, começam amanhã e, em Olinda, já estão no ar

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 05/10/2016 às 8:48


De acordo com a legislação eleitoral, as propagandas eleitorais obrigatórias, conhecidas como guias eleitorais em Pernambuco, podem ser exibidas a partir de 48 horas após a proclamação dos resultados das eleições. Como este foi feito na última segunda-feira (3) e já poderia começar nesta quarta-feira (5).

No Recife, porém, as coordenações das campanhas de Geraldo Julio (PSB) e João Paulo (PT) entraram em acordo e os programas só serão exibidos a partir da próxima segunda-feira (10). A decisão foi regulamentada pelo juiz coordenador da Comissão de Fiscalização da Propaganda Eleitoral do Recife, Clicério Bezerra e Silva.

Outro acordo as coligações Frente Popular de Pernambuco e Recife Pela Democracia foi a redução pela metade do tempo de guia no rádio e na televisão. Os iniciais 20 minutos, divididos em 10 para cada candidato, passaram a 10, sendo cinco para cada. As inserções também passaram de 70 para 42 minutos, divididos igualmente entre as campanhas, das 5h à meia-noite.

Os programas são exibidos duas vezes por dia, não necessariamente com o mesmo conteúdo. Assim, os guias eleitorais vão ao ar no rádio das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10 e na televisão das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40.

MAIS CIDADES

Em Olinda o guia dos candidatos começou nesta quarta-feira (5). Em Jaboatão, os programas serão exibidos a partir desta quinta-feira (6) e em Caruaru os guias começam na próxima segunda-feira (10).

Tanto no rádio quanto na TV, a duração dos programas é de 20 minutos, sendo 10 para cada candidato em cada horário de exibição. As inserções serão distribuídas ao longo do dia e terão duração total de 70 minutos.

HORÁRIO DE VERÃO

A partir do domingo (16), os programas eleitorais serão adiantados em uma hora. É que nesta data começa o horário brasileiro de verão e as transmissões dos guias precisam respeitar o horário de Brasília.

No rádio, o horário de início das exibições passa das 7h para às 6h e das 12h para às 11h. Na televisão, os programas passam de 13h para às 12h e das 20h30 para às 19h30.