ESPECIAL

Rádio Jornal exibe série de reportagens “Seguro DPVAT é direito seu”

Na primeira reportagem da série sabia quem tem direito ao seguro e acompanhe relatos de pessoas que já foram beneficiadas pelo DPVAT

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 10/10/2016 às 10:03
De janeiro a dezembro de 2015, quase 653 mil indenizações foram pagas no Brasil. Imagem ilustrativa: Fotos públicas


A Rádio Jornal inicia nesta segunda-feira (10) a série de reportagens “Seguro DPVAT é direito seu”. O Objetivo é informar aos cidadãos que qualquer pessoa vítima de acidente de trânsito (motorista, passageiro ou pedestre) tem direito ao Seguro Obrigatório DPVAT. A indenização está prevista na Lei 6.194, de dezembro de 1974.

Dados mais recentes do Ministério da Saúde apontam que o número de internamentos por causa de acidentes de trânsito no Brasil saltou de 99 mil em 2008, para quase 170 mil em 2013. A quantidade de mortos também subiu. Passou de 38 mil para 42 mil, no mesmo período. Em 2014, a quantidade de óbitos passou dos 43 mil. Ouça a reportagem completa aqui:

A taxa do DPVAT é paga anualmente pelos proprietários de veículos automotores. Do valor total arrecadado, 45% são destinados ao Ministério da Saúde para financiar atendimento médico-hospitalar. Cinco por cento vão para o Departamento Nacional de Trânsito, Denatran, para utilização em programas de prevenção de acidentes. E os outros 50% são destinados ao pagamento de indenizações e reservas.

O seguro pode ser solicitado até três anos após o acidente. No caso de indenização por invalidez permanente, o prazo começa a contar a partir do momento em que a vítima toma conhecimento da lesão. O material é assinado pelos jornalistas Marcelo Barreto e Natália Hermosa. Os trabalhos técnicos são de Evandro Chaves.