GASTOS

Tentativa da oposição de barrar votação da PEC 241 é frustrada no STF

Oposição alega que a PEC 241 restringe o poder do legislativo e do judiciário para mexer no próprio orçamento

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 10/10/2016 às 15:11
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Os integrantes da oposição, do PT e do PCdoB, já sofreram uma derrota nesta segunda-feira (10). É que as duas legendas haviam entrado com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para barrar a votação da PEC 241 e eles alegam que a proposta que está sendo analisada na Câmara dos Deputados restringe o poder do legislativo e do judiciário para mexer no próprio orçamento.

Mas o ministro Luiz Roberto Barroso disse que não tem como brecar uma votação que nem aconteceu e ele disse que não está claro que há qualquer violação de cláusulas pétreas, que são dispositivos que não podem ser alterados na Constituição Federal. Por isso mesmo, o processo não tem porque ter andamento no Poder Judiciário.

LEIA TAMBÉM

Secretário de Planejamento de Pernambuco critica PEC do teto dos gastos

Por 255 votos contra 9, deputados aprovaram há pouco o requerimento do líder do governo na Câmara, deputado André Moura (PSC-SE), que retira a exigência de um intervalo de duas sessões entre a aprovação de uma PEC na comissão e sua votação em plenário. Apenas uma sessão foi realizada, desde o dia 6, quando a proposta foi aprovada pelo colegiado. Não houve sessão na última sexta-feira por falta de quórum.

O ministro Gilmar Mendes considerou um absurdo uma nota que foi divulgada pela Procuradoria Geral da República e o Ministério Público Federal questionando poderes do Poder Executivo e também do Congresso Nacional de fazer alteração na Constituição Federal limitando gastos.

Confira os detalhes na reportagem de Romoaldo de Souza:

Apoio do Solidariedade

Já na Câmara dos Deputados havia uma certa resistência na legenda Solidariedade. O relator da matéria, o deputado Darcísio Perondi do PMDB, se reuniu com o partido e Paulinho da Força disse que houve garantia do governo de que não haverá mudança em verbas da educação e saúde, o partido votará em peso na proposta.

Se de um lado os governistas podem usar o regimento para encurtar o prazo, por outro lado a oposição também tem cartas na manga para obstruir a votação.