Fiéis pernambucanos celebram padroeira do Brasil com alegria e devoção

Religiosos comemoram Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, na paróquia do Ipsep

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 12/10/2016 às 11:35
Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, no Ipsep. Foto: Clarissa Siqueira / Rádio Jornal

Nesta quarta-feira (12), comemora-se o dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Padroeira do Brasil. Para festejar a data, a paróquia mais antiga da Arquidiocese de Olinda e Recife dedicada à Santa, que fica no bairro do Ipsep, Zona Sul do Recife, recebe missas e orações especiais.

A reportagem da Rádio Jornal esteve na primeira missa do dia, realizada por volta das 7 da manhã, presidida pelo padre João Carlos Magalhães, da própria paróquia. O ponto mais solene desse dia especial acontece na faixa da tarde, com a missa seguida por procissão com o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido.

Fiéis acompanham missa no dia de Nossa Senhora Aparecida. Foto: Clarrisa Siqueira / Rádio Jornal

APARECIDA

Considerada madrinha dos pescadores e dos vaqueiros, a Santa une os apelos de milhões de católicos de norte a sul do país. A história e a ligação de Nossa Senhora Aparecida remonta há quase três séculos. A aparição da imagem aconteceu em outubro de 1717, quando na tentativa de encontrar peixes, mesmo fora da temporada de pesca, foi encontrado o corpo, depois a cabeça da peça e, na sequência, dezenas de peixes surgiram.

A imagem foi levada para a casa de um dos pescadores e daí para a frente, a devoção só fez aumentar. A primeira basílica foi construída em 1888 e a atual, maior santuário marianista do mundo, começou a ser construída nos anos 50. Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi proclamada Rainha do Brasil e Padroeira Principal do país em 16 de julho de 1930, por decreto do papa Pio XI. Desde 1980, o dia da santa é feriado nacional.