OUTUBRO ROSA

Serviços gratuitos marcam a última semana do Outubro Rosa

As ações do Outubro Rosa acontecem nesta terça-feira (25), e são de graça

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 24/10/2016 às 20:22
Foto: Divulgação

Diversas ações marcaram o mês de outubro no objetivo de instruir e influenciar as pessoas na luta contra o câncer de mama. E na última semana do chamado “Outubro Rosa”, serviços totalmente gratuitos serão oferecidos nesta terça-feira (25), na Vila do Vintém, em Casa Forte, Zona Norte do Recife.

A programação começa a partir das 8h30, com aulas de alongamento, atividades físicas, serviços de saúde, como aferição de pressão arterial e glicemia, além de rodas de diálogos sobre o uso do contraceptivo Dispositivo Intrauterino (DIU), e por fim orientações pela equipe de saúde sobre prevenção contra o câncer de mama. A ação é realizada pelo Plaza Shopping em parceria com o Posto de Saúde da Família e a Prefeitura do Recife.

Outubro Rosa

O movimento internacional começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas sobre o câncer de mama ou a mamografia no mês de outubro.

Posteriormente com a aprovação do Congresso americano o mês de outubro se tornou o oficialmente o período nacional de prevenção do câncer de mama americano, se difundido em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

Dados

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), em 2016, a estimativa de casos no Brasil eram de 57.960, com um risco estimado de 56,20 casos a cada 100 mil mulheres.