"Recife nunca foi tão feliz como quando fui prefeito", diz João Paulo

O ex-prefeito do Recife João Paulo disputa o segundo turno contra o candidato Geraldo Julio
Rádio Jornal
Publicado em 25/10/2016 às 9:30


Foto: Pedro Alves/Rádio Jornal


O candidato a prefeito do Recife João Paulo (PT) foi sabatinado na Rádio Jornal nesta terça-feira (25) na série de entrevistas entre os candidatos que disputam o segundo turno na capital pernambucana. Entre críticas à gestão do prefeito Geraldo Julio (PSB), que disputa a reeleição, e propostas para a saúde, educação, cultura e saneamento, João Paulo também citou o governo Temer e a necessidade de fazer uma boa gestão mesmo com adversários.

O ex-prefeito do Recife João Paulo foi entrevistado pelo comunicador Geraldo Freire, pelo radialista Wagner Gomes e pela editora do NE10 Inês Calado. Ele é o único candidato do Partido dos Trabalhadores a disputar o segundo turno em uma capital este ano. Ouça a entrevista na íntegra:

» "Geraldo Julio tem medo do povo", diz João Paulo, ex-prefeito do Recife, em sabatina na Rádio Jornal
» Ex-prefeito do Recife, João Paulo é o segundo sabatinado na Rádio Jornal

Gestão Geraldo Julio

Durante a entrevista, o ex-prefeito João Paulo foi extremamente crítico com a atual gestão. Para o petista, o socialista Geraldo Julio abandonou a cidade e não deu continuidade às obras iniciadas nos governos dele e do também petista João da Costa. "Atual gestão é péssima", disse. "Não vou desmantelar nada de Geraldo Julio, eu vou devolver a alegria do recifense", completou.

Saúde pública

Sobre os investimentos em saúde, João Paulo afirmou que pretende criar o "Hospital da Criança" e investir em prevenção e saúde básica. Sobre a proposta de Geraldo Julio da construção do "Hospital do Idoso", o petista afirmou que "mais do que hospital, o idoso precisa de cuidados para não precisar ir ao hospital".

Alianças

Nesta eleição, a coligação do ex-prefeito João Paulo elegeu 5 dos 39 vereadores da cidade. Perguntado como iria governar sem a aliança com os governos de Paulo Câmara (PSB) e de Michel Temer (PMDB), o petista afirmou que é importante ter jogo de cintura e que, nas suas gestões, fez alianças produtivas com o então adversário e ex-governador Jarbas Vasconcelos (PMDB). "Não haverá problemas com o Governo do Estado, nem com o Federal, se eu for prefeito", disse.

Cultura

No tema cultura, João Paulo acusou a gestão do PSB de abandonar a cidade. O ex-prefeito afirmou que o Recife é uma cidade que atrai turistas e investidores pelas sua característica multicultural. "Vamos reabrir o Teatro do Parque e cuidar dos nossos espaços. Como o Recife, cidade do carnaval, está com a casa do carnaval fechada?", diz João Paulo.

PERFIL DO CANDIDATO

Em 1978, quando ainda era operário metalúrgico, João Paulo tornou-se o primeiro presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) em Pernambuco. Em 1988, foi eleito o primeiro vereador pelo PT no Recife. Nos anos de 1994 e 1998 cumpriu mandatos de deputado estadual. Em 2000, virou prefeito da cidade do Recife e foi reeleito em 2004. Seis anos depois, foi eleito deputado federal. Em julho de 2015, assumiu a superintendência da Sudene em maio do ano seguinte deixou o cargo federal, após o afastamento da presidente Dilma do Palácio do Planalto durante processo de impeachment.

SEGUNDO TURNO

A cidade do Recife tem 1.119.245 eleitores registrados. No primeiro turno, oito políticos concorreram à Prefeitura do Recife. O candidato do PSB e atual prefeito do Recife, Geraldo Julio, recebeu 49,34 dos votos. Já o ex-prefeito e candidato do PR, João Paulo, ficou em segundo lugar com 23,76% dos votos.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory