JULGAMENTO

Segundo dia de júri popular do Caso Itaíba será marcada pela defesa

Promotor Thiago Faria Soares foi assassinado em 2013, no município de Itaíba, no Agreste do estado

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 25/10/2016 às 10:24
Foto: reprodução/arquivo pessoal


O julgamento dos acusados pela morte no promotor do Ministério Público de Pernambuco Thiago Faria Soares, que trabalhava em Itaíba quando foi morto, chega nesta terça-feira (25) ao segundo dia. Durante a manhã, a Juíza ouvirá uma testemunha de acusaçã e dará início nos depoimentos das cinco testemunhas por parte da defesa. Saiba mais na reportagem de Rafael Carneiro:

Nesta terça, Cláudia Tenório Freire de Melo é tia de Mysheva Martins, que era noiva de Thiago Faria, e presta depoimento como parte da estratégia da acusação dos acusados. Do lado da defesa, cinco pessoas serão ouvidas, sendo quatro convocadas pelos advogados dos réu Adeildo Ferreira dos Santos e outra convidada pelo réu José Maria Pedro Rosendo Barbosa, acusado de ser o mandante do crime.

O advogado da família de Thiago farias, André Luiz canuto, afirma que o ponto alto do júri nesta terça será a apresentação do estudo tridimensional das perícias. "Contra fatos, não há argumentos e ali não há argumento algum que omita aqueles fatos", disse.

ACUSADOS

Cinco pessoas são acusadas de planejar e matar o então promotor do Ministério Público. José Maria Rosendo Barbosa, Adeildo Ferreira dos Santos e José Marisvaldo Vitor da Silva. O advogado do quarto acusado, José Maria Domingos Cavalcanti, não se apresentou perante o júri e nem se justificou e foi desmembrado deste julgamento. Neste caso, o réu só será julgado no dia 12 de dezembro.

O quinto acusado, Antônio Cavalcanti Filho, está foragido, e por isso também foi desmembrado. O resultado final está previsto para a próxima quinta-feira (27).

» Acusados de matar o promotor de Itaíba vão a júri popular no Recife
» "Espero que a justiça seja feita", diz mãe de promotor Thiago Faria

Confira o balanço do primeiro dia de julgamento dos acusados do caso Thiago Faria Soares no Flash de Marcela Maranhão:
[uolmais_audio16037500]

Entenda o Caso

Thiago Farias foi assassinado no dia 14 de outubro de 2013, na PE-300, quando seguia de Águas Belas para o município de Itaíba, no Agreste do Estado. O promotor foi atingido por quatro disparos de uma arma calibre doze após ser perseguido por outro carro. De acordo com a Polícia Civil o motivo da emboscada foi seria o de disputas de terras.

A primeira audiência do caso aconteceu no dia 27 de março de 2015, quando quatro dos cinco réus foram interrogados. No dia, o fazendeiro, José Maria Pedro Rosendo Barbosa, conhecido como “Zé Maria de Mané Pedo”, que é apontado como o mandante do crime, chegou a acusar a noiva do promotor de ter envolvimento na morte. Ela e o tio, Adautivo Elias Martins são testemunhas e também sobreviventes do ocorrido.