O Ministério da Saúde revogou as portarias que retiravam a autonomia financeira e orçamentária da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dseis). A decisão foi tomada após reunião de um grupo de 25 indígenas de vários estados com o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, e dos protestos, em todo país, contra as medidas, sob a alegação de que elas retiravam o direito dos índios à saúde.
O representante indígena Eder Terena, do Mato Grosso do Sul, estava na audiência com o ministro e considerou a revogação das portarias uma conquista da luta indígena.
Com a mudança, voltam a valer as regras da Portaria 475, de 2011. As portarias 2.206 e 2.207, que tornam sem efeito as outras duas normas, serão publicadas nesta quinta-feira (27).
PROTESTO
Nesta quainte-feira (27), cerca de 150 indígenas de pernambuco fecharam a BR-101, em frente ao Hospital da Restauração, em protesto contra as portarias. O protesto durou cerca de quatro horas e reuniu 12 povos do Estado.
» Indígenas de Pernambuco fecham BR-101 em protesto contra governo federal