TEORI ZAVASCKI

STF suspende Operação Métis, contra policiais do Senado

Na semana passada, a Operação Métis apreendeu equipamentos de arapongagem legislativos e prendeu quatro agentes

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 27/10/2016 às 11:46
Foto: Wilson Dias/ABr

O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu nesta quinta-feira (27) a Operação Métis, que investiga a atuação de policiais do Senado na obstrução de investigações de parlamentares pela Operação Lava Jato. A decisão provisória foi expedida por meio de liminar, e foi feita após o ministro analisar o pedido de um policial legislativo, que requereu a anulação da operação.

O pedido foi realizado pelo policial Antônio Tavares dos Santos Neto, que foi preso e solto na última sexta-feira (21), e dizia que a Operação Métis "atinge diretamente senadores da República" e que "é clara a intenção na investigação de parlamentares", que só poderiam ser investigados pelo próprio STF.

OPERAÇÃO MÉTIS

A Operação Métis apreendeu, na semana passada, equipamentos de arapongagem (detecção de grampos telefônicos) legislativos e prendeu quatro agentes. O ministro Teori Zavascki, ao suspender a operação, afirmou que o juiz de primeira instância Vallisney Souza Oliveira "usurpou poderes que não podem ser exercidos pela Justiça Federal".