MOBILIDADE

Aprovados no concurso do metrô protestam pela convocação para cargos

Último concurso da CBTU foi realizado em 2014. Mais 300 pessoas estão no cadastro de reserva esperando convocação

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 28/10/2016 às 14:03

Cerca de 20 pessoas fazem panfletagem no pátio externo da estação central do Metrô do Recife, que fica no bairro de São José, área central da cidade, na manhã desta sexta-feira (28). Com faixas e carro de som o grupo pretendia conscientizar os passageiros do transporte da necessidade da contratação dos aprovados no concurso da Central Brasileira de Trens Urbados (CBTU). Saiba mais na reportagem de Suellen Fernandes:

Pelo menos 300 pessoas estão no cadastro de reserva e aguardam convocação para as vagas disponilizadas no concurso de 2014. Os que protestam hoje tem o apoio do Sindimetro.

Elida Dantas da Silva prestou concurso para agente operacional de estação. Ela diz que está há dois anos aguardando a convocação. "O metro está numa situação precária, o atendimento à população também. Nós estamos precisando dos nossos cargos e não estamos sendo chamados", diz.

MINISTRO DAS CIDADES

O ministro Bruno Araújo visita nesta sexta-feira (28) a sede da CBTU, que fica no bairro de Areias, Zona Oeste da cidade. Os concursados do metrô pretendem ir até lá para pedir uma ação mais efetiva do Ministério das Cidades para a reestruturação do Metrô do Recife.

O diretor de conmunicação do Sindmetro, Levy Arruda, afirma que a verba prometida pelo atual ministro é R$ 60 milhões e um remanescente do investimento prometido por pela então ex-presidente Dilma Rousseff. "Isso aí é um cafezinho, não dá pra nada. O que nós queremos saber é o que o ministro das Cidades vai fazer de concreto"