DEBATE

Prefeitos eleitos de Jaboatão, Caruaru e Olinda adotam tom cauteloso

Geraldo Freire recebeu os prefeitos eleitos para 2017-2020 Anderson Ferreira, Raquel Lyra e Professor Lupércio

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 01/11/2016 às 11:59
Fotos: Ashlley Melo/JC Imagem


O debate de Super Manhã desta terça-feira (1º) recebeu os prefeitos eleitos de Jaboatão, Anderson Ferreira (PR), de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), e de Olinda, Professor Lupércio (SD). Em tom cauteloso, os vencedores do pleito encerrado no último domingo (30/10) afirmaram que estão tomando pé da situação e que pretendem reduzir a máquina e tornar a gestão mais eficiente.

Ouça o debate completo nos players abaixo:

ENXUGAR SECRETARIADO

A prefeita eleita de Caruaru, Raquel Lyra, e o prefeito eleito de Olinda, Lupércio do Nascimento, se comprometeram com a redução do número de secretarias e de cargos comissionados. Já Anderson Ferreira, eleito por jaboatão, desconversou do tema e afirmou que é preciso fazer uma avaliação mais profunda da situação da cidade. Em todos os casos, os novos gestores afirmaram que vão anunciar os novos secretários até o natal.

RELAÇÃO COM O GOVERNO DO ESTADO

Entre os três eleitos, o caso mais emblemático de relação com o governador Paulo Câmara é o de Raquel Lyra. Ela era filiada ao PSB até meados do ano, mas foi preteriada na hora da indicação para o candidato que disputaria o pleito em Caruaru. Ela se desfiliou e entrou no PSDB, que está fora da gestão estadual após o rompimento com o prefeito do Recife, Geraldo Julio, que também é do PSB. No meio dessa briga, Raquel assumiu uma postura de oposição à gestão Câmara.

O posicionamento de Raquel fica evidente quando ela fala da fala de investimentos na cidade, em especial nos relacionados à seca no Agreste. "As pessoas estão sem água para beber em Caruaru e isso depende da ação do Governo do Estado", disse. Para Raquel, as diferenças políticas, porém, não vão prejudicar a gestão da cidade "Tenho certeza que Paulo Câmara não se furtará a resolver", completou.

» Paulo Câmara visita Sistema Pirangi e diz que prazo não será adiado

Anderson Ferreira, do PR, e Lupércio do Nascimento, do Solidariedade, também não têm boas relações com a gestão estadual. Em Jaboatão, o candidato do PSB era Heraldo Selva. Em Olinda, Antônio Campos era o candidato oficial do PSB, mas Paulo Câmara também apoiou a candidatura de Luciana Santos no primeiro turno.

RELIGIÃO X GESTÃO

Entre os três gestores, Anderson Ferreira e Lupércio apresentam ligação com os evangélicos, que representaram fatias expressivas de seu eleitorado. Em ambos os casos, as cidades que serão governadas apresentam características culturais que costumam bater de frente com o modo de vida da religião.

Sobre a Festa da Pitomba, o carnaval e o São João da cidade, Anderson se comprometeu a descentralizar para atender mais bairros. Enquanto isso, Lupercio foi mais enfáticos: "eu sou cristão, mas vou governar para povo de Olinda e não vou acabar com o carnaval".

DE DEPUTADOS A PREFEITOS

Em comum, Raquel Lyra, Professor Lupércio e Anderson Ferreira têm um mandato de deputado, sendo que os dois primeiros são estaduais e o último é federal. Essa foi a primeira eleição para cargos majoritários que os três concorreram.

RAQUEL LYRA

A deputada estadual Raquel Lyra disputou o cargo de prefeita da cidade contra o ex-prefeito de Caruaru e também deputado Tony Gel (PMDB). Ela saiu vencedora com 53,15% dos votos. No primeiro turno, Raquel havia ficado em segundo lugar com 26,08% dos votos válidos.

ANDERSON FERREIRA

O deputado federal Anderson enfrentou o veredaor Manuel Neco (PDT), ficando em primeiro lugar com 58,50% dos votos. Na primeira parte da eleição, Anderson havia angariado 34,28%.

PROFESSOR LUPÉRCIO

Em Olinda, o deputado estadual Lupércio do Nascimeneto saiu do segundo lugar, com 23,38% dos votos, para primeiro com 57,04%. Ele enfrentou o advogado Antônio Campos, irmão do ex-governador Eduardo Campos, que havia ficado em priemeiro lugar com 28,17% dos votos válidos na primeira etapa.