VESTIBULAR

Professor Sérgio Salles dá dicas de história para quem fará o Enem

O Programa Movimento traz nesta semana professores que darão dicas para os feras que vão fazer o Enem

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 01/11/2016 às 21:49
Foto: Diego Nigro/JC Imagem

Para ajudar os milhares de feras pernambucanos que farão, neste fim de semana o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o comunicador Marcelo Araújo, vai conversar, nesta terça (1º), quarta (2), quinta (3) e sexta-feira (4), com uma série de professores que passarão conteúdos essenciais para as provas, que serão aplicadas nestes sábado (5) e domingo (6). Neste ano, mais de meio milhão de candidatos que desejam ingressar no ensino superior se inscreveram no exame, que é a porta de entrada para universidades federais e particulares de todo o país. Só no Nordeste, neste Vestibular 2017, mais de 30 instituições de ensino aderiram ao Sistema de Seleção Unificada, o SiSu, que se baseia nas notas do Enem.

» ENEM: afetados pelas ocupações farão provas nos dias 3 e 4 de dezembro

Para falar sobre história, uma das disciplinas da pasta de Ciências Humanas e suas Tecnologias do Enem, o convidado foi o professor Sérgio Salles. Para ele, um dos principais objetivos da prova é trabalhar a capacidade de análise de texto do aluno, além de utilizar da interdisciplinaridade para avaliar os candidatos. “O aluno tem que saber qual o ponto central trabalhado pelos textos. É difícil prever o que vai cair, mas existem temas corriqueiros, como o período colonial até o processo de independência, escravidão, constituição do Estado Brasileiro, mineração na região Sudeste e o período da República Velha”, disse.

Para Sérgio Salles, um assunto dado praticamente como certo na prova do Enem é o período republicano, com o maior número de questões. “O coronelismo, a política do Café com Leite e a Era Vargas, com suas transformações econômicas e sociais, com as leis trabalhistas, são assuntos bastante importantes”, explicou. Para ele, o número de questões acerca da História Geral é extremamente equilibrado com as perguntas de História do Brasil. Ele diz, ainda, que o fera não precisa se preocupar muito com os últimos acontecimentos, como a crise política brasileira e o impeachment da presidenta Dilma Rousseff. “A mudança política não vai afetar o modelo de prova. Isso foi confirmado pelo próprio ministro da Educação, Mendonça Filho”.

Por fim, o professor recomendou aos feras que estudem sobre os regimes totalitários mundiais, como o nazifascismo. “Segunda Guerra Mundial sempre é recorrente. A democracia grega também é uma dica que gosto de dar. Acima de tudo, esta semana é a hora de desacelerar e ter boas noites de sono. A tranquilidade é essencial na prova”, disse.

Confira abaixo a entrevista completa:

REFORMA DO ENSINO MÉDIO

Segundo Sérgio Salles, o tema da reforma do ensino médio já vem sendo debatido há cerca de quatro anos. “A maior crítica é feita ao modelo proposto. A escola integral, por exemplo, é muito interessante. É um projeto que pode ser mudado no Senado”, explicou.