ASSALTO

Sindicato dos bancários de PE apresenta dados sobre violência no setor

Depois de mais duas investidas contra agências bancárias de Pernambuco, sindicato dos trabalhadores do setor pedem agilidade nas investigações

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 01/11/2016 às 14:43
Foto: Rádio Jornal


Diante do crescente número de assaltos a banco e explosões a terminais de autoatendimento em Pernambuco, o Sindicato dos Bancários do Estado apresentou nesta terça-feira (1) dados sobre a violência no setor em 2016. Segundo a categoria, até o momento, só contra agências bancárias foram registradas 54 ocorrências entre assaltos, explosões e arrombamentos. Isso sem contar com as 128 investidas a caixas eletrônicos localizados fora das agências.

Em comparação com o ano passado os crimes à mão armada diminuíram. Em 2015 foram 56, em 2016, 13. Mas de acordo com o diretor jurídico dos bancários, João Rufino, isso não significa que a violência reduziu. “ Os bandidos estão encontrando fragilidades no sistema de segurança pública, porque as ações acontecem depois que o banco fechou, então é responsabilidade do Estado”, afirma.

Em 2015, aproximadamente 130 explosões e arrombamentos foram contabilizados. Só até o mês de outubro deste ano, 169 terminais e agencias foram danificados por explosivos ou maçaricos. Por causa dessa mudança no perfil dos roubos, atualmente há 48 agências, só do Banco do Brasil, fechadas em Pernambuco.

A polícia agora investiga as últimas duas investidas contra bancos em Pernambuco. Na noite dessa segunda-feira (31) dois suspeitos, um deles usando a farda dos correios, renderam funcionários do Banco do Nordeste, em Paulista, e levaram um malote de dinheiro. Já no interior do estado, duas agências bancárias do município de Pedra, no agreste, foram explodidas por pelo menos 10 homens, que espalharam grampos pela cidade e atiraram contra a delegacia e o batalhão da Polícia Militar no local. Ainda não há informações sobre a quantia levada.

Ouça na reportagem de Clarissa Siqueira: