Para ajudar os milhares de feras pernambucanos que farão, neste fim de semana, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o comunicador Marcelo Araújo conversa, nesta terça (1º), quarta (2), quinta (3) e sexta-feira (4), com uma série de professores que vão trazer conteúdos essenciais para as provas, que serão aplicadas neste sábado (5) e domingo (6). Neste ano, mais de meio milhão de candidatos que desejam ingressar no ensino superior se inscreveram no exame, que é a porta de entrada para universidades federais e particulares de todo o país. Só no Nordeste, neste Vestibular 2017, mais de 30 instituições de ensino aderiram ao Sistema de Seleção Unificada, o SiSu, que se baseia nas notas do Enem.
>> Procurador da República do Ceará pede cancelamento das provas do Enem
O segundo entrevistado desta quarta-feira (2) foi o professor de Matemática Ednaldo Ernesto. Antes de falar sobre a disciplina, o professor Ednaldo conversou com Marcelo Araújo sobre as ocupações dos estudantes nas instituições de ensino. “É um direito legítimo dos jovens que estão ocupando as escolas públicas", defendeu. O educador também se posicionou contra a PEC 241, uma das principais propostas do governo de Michel Temer. “Ela prejudica e muito o futuro e também o presente da educação e da saúde brasileira”, argumentou.
Sobre a prova do Enem, Ednaldo destacou como um dos grandes avanços em relação à parte de matemática a contextualização das questões. “Eu passei a ver a matemática por um outro ângulo”, explicou, se referindo à nova forma como os assuntos da disciplina foram tomando nesse estilo de prova. Entre os principais conteúdos, ele destacou: médias, porcentagens, juros simples e compostos, regra de três, estatística, aritmétrica, probabilidade e análise combinatória. De geometria, são bastante comuns as questões de semelhança, estudo de áreas e volumes dos sólidos e, muito raras, os itens relacionados à trigonometria.
Ouça a entrevista, na íntegra: