Nesta quarta-feira (3), o projeto de rehabilitação visual para recém-nascido com microcefalia promoveu o Dia D para avaliação e entrega de óculos para bebês atendidos pela Fundação Altino Ventura. Pela manhã, 55 crianças com miopia, estrabismo e hipermetropia receberam lentes e armações doadas por uma empresa multinacional e uma ótica do Recife.
Com os auxílios ópticos, os bebês passam a ter condições de obter ganhos significaticos no tratamento. A presidente da Fundação Altino Ventura, Liana Ventura, afirma que a entrega é o "coroamento de um projeto". "Não adianta a gente só diagnosticar. Para o tratamento ter mais efetividade, as crianças precisam de um óculos para bebê, com armação flexível, com grau apropriado para a visão da criança para que ela possa responder melhor àquilo que ela for estimulada nas terapias estimulantes", explica.
Algumas mães já haviam recebido óculos no começo do projeto e levaram os filhos para receber novos equipamentos. É o caso de Maria Jayane, mãe de Nathale Vitória, que é atendida pelo projeto. "Depois da chegada dos óculos, ela enxergou bem mais, ela olha mais pra gente, ela procura as cores", disse.
Além dos óculos, as mães estão recebendo orientações sobre os cuidados com os equipamentos desenvolvidos especialmente para cada criança. Saiba mais na reprotagem de Rafael Carneiro:
MICROCEFALIA
Desde agosto do ano passado, 336 bebês de microcefalia foram atendidos na Fundação Altino ventura. Atualmente, 143 crianças recebem tratamento mensal.