Os professores das universidades Federal (UFPE) e Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) são contrários à PEC 241 aprovada na Câmara e transformada em PEC 55 no Senado. Eles argumentam que caso o projeto se torne lei vai reduz investimentos no em educação pelo período de 20 anos.
Na manhã desta quinta-feira (3), professores da UFPE se reúnem em assembleia no clube universitário da instituição, na Cidade Universitária, Zona Oeste do Recife. Durante a tarde, os professores da UFRPE avaliam a possibilidade de greve em reunião no campus de Dois Irmãos, na Zona Norte.
Os professores universitários reivindicam também outros itens ligados a valorização da categoria. Os técnicos-administrativos da UFRPE já estão em greve. Os da UFRPE entram em greve a partir do dia 9.
Ocupação das universidades
Os docentes apoiam a ocupação dos estudantes em prédios públicos para protestar contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC). O presidente da Associação dos Docentes da Federal, Augusto Barreto, afirma que o momento é de avaliar o contexto: