Foi realizada nesta quinta-feira (03), na sede da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), que fica na Avenida Rosa e Silva, no bairro dos aflitos, Zona Norte do Recife a cerimônia de posse do novo presidente da fundação, o advogado Roberto Franca. Ele chegou com a missão de reestruturar a Funase que vem passando por uma série de rebelião nos últimos meses. “A uma série de ações que precisam ser tomadas simultaneamente. Algumas de curto prazo, que entra elas está uma ouvida dos principais órgãos e instâncias que trabalham com a criança e o adolescente”, comentou.
Confira os detalhes no flash de Ravi Soares:
Funase
Nas últimas semanas foram contabilizados onze assassinatos na instituição. Além disso as unidades estão superlotadas e os profissionais reclamam da falta de condição de trabalho.
PERFIL
Roberto Franca é advogado formado pela Univerdidade Federal de Pernambuco com ampla experiência na área de direitos humanos. Ele tem uma ligação histórica com o ex-governador Miguel Arraes.
O novo presidente da Funase foi secretário de Gabinete do então senador Marcos Freire, entre os anos 1975 e 1978, e da Assembleia Legislativa de Pernambuco, de 1978 a 1980. Em 1980, passou a presidir o Centro de Cultura Professor Luís Freire, em Olinda, cargo no qual permaneceria durante dois anos. Entre 1985 e 1986 presidiu a Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Olinda e Recife.
Em 1986, Franca coordenou o programa Mutirão contra a Violência, idealizado pela Prefeitura de Recife na gestão de Jarbas Vasconcelos. Foi secretário de Justiça de Pernambuco dos segundo Governo Miguel Arraes, de 1988 a 1990, quando passou a comandar a Secretaria de Segurança Pública.
Em 1990, Roberto Franca foi eleito deputado federal. No primeiro ano de mandato atuou como membro titular das comissões de Viação e Transportes, Desenvolvimento Urbano e Interior e de Defesa Nacional da Câmara. Em 1995, no terceiro Governo Arraes, voltou a assumir a Secretaria de Justiça, onde permaneceu até o final da gestão.
Com o término o governo, voltou a exercer o cargo de procurador judicial da Prefeitura de Recife. Atualmente, Franca é um dos integrantes da Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Câmara.