A onda de explosões praticadas pelas quadrilhas de assaltantes contra as agências bancárias do Interior de Pernambuco encabeçou a lista de discussões sobre segurança durante o Audiência Marcada desta sexta-feira (04). O comunicador Ednaldo Santos conversou com o diretor das Delegacias
Especializadas, delegado Salustiano Albuquerque, e o diretor de Operações da Polícia Militar, coronel Vanildo Maranhão. O programa também contou com as participações do editor de Política, Gilvan Oliveira e o repórter de Cidades do Jornal do Commercio, Felipe Vieira.
O coronel Vanildo comentou a criação de um batalhão especializado para Caruaru. O espaço seria o 1º Batalhão Integrado Especializado em Caruaru, que tem o objetivo de melhorar a qualidade da polícia e ter várias forças distintas da PM, como o Batalhão de Choque e Rádio Patrulha, unificadas num mesmo batalhão. Este é um projeto que já foi discutido com o governador Paulo Câmara e está seguindo para a Assembleia Legislativa (Alepe) para a aprovação.
Este batalhão deve começar a funcionar no final do ano de 2017 e início de 2018.
Um reforço no sentido de ampliar a capacidade de investigação da Polícia Civil foi lançado pela Secretaria de Defesa Social (SDS). Além de três equipes especializadas existentes na Região Metropolitana do Recife (RMR), mais quatro passaram a atuar, desde o último dia 1.º, no Interior – sendo duas no Agreste e duas no Sertão.
O delegado Salustiano Albuquerque admite que as investidas dos bandidos contra os bancos são um problema sério, mas que a Polícia Civil tem trabalhado com afinco nas investigações. “Doze quadrilhas que atuam com esse tipo de crime já foram presas esse ano. São 80 pessoas presas. Até o final de outubro houve um aumento de 112% na apreensão de armas de fogo utilizadas em assaltos a bancos”, contabiliza o delegado.
Na opinião do coronel PM Vanildo Maranhão as quadrilhas se aproveitam da fragilidade do efetivo das cidades interioranas e da consequente ausência do policiamento ostensivo para agir. “Os grupos têm um forte armamento e agem na madrugada. Eles são bem articulados, organizados e têm ramificações no Nordeste e no País”, esclarece.
Mas para tentar prevenir essa onda de assaltos, o coronel Vanildo anunciou que o Estado está recebendo fuzis modernos, viaturas e reforçará o efetivo. Ele também informou que a capacidade operacional da Radio Patrulha será dobrada, 222 policiais que estavam trabalhando na Força Nacional estarão de volta para reforçar o contingente da PM, policiais que davam expediente administrativo voltarão a trabalhar nas ruas.
O trabalho das policias Civil e Militar no tocante às medidas adotadas contra os assaltos aos ônibus e a conduta do policial também foram evidenciadas no programa.
Ouça o programa na íntegra:
ECRETÁRIO
O novo secretário da SDS, Ângelo Fernandes Gioia será o entrevistado do Audiência Marcada da próxima sexta-feira (11.11). Sintonize o seu rádio na FM-90,3 ou AM-780. Ou acesse o site: www.radiojornal.com.br