Nas palavras do ministro da Educação, Mendonça Filho, o momento é de tranquilidade. O governo reconhece que em várias regiões o número de ocupações aumentou desde a última terça-feira (1), quando foi anunciada a nova data para a realização das provas para aqueles lugares ocupados, admite que é possível que seja realizada a prova no sábado e não domingo e já criou uma estratégia.
Por exemplo, os alunos que farão prova neste sábado (5) se chegarem no domingo (6) e a escola estiver ocupada, esse segundo dia terá de ser feito em dezembro. A palavra de Mendonça é de que tem dialogado. Mas reconhece que para debater, sobretudo a proposta que altera a Constituição Federal de número 241 na Câmara dos Deputados e 55 no Senado Federal, é preciso que os estudantes se organizem e compareçam aos debates do Congresso Nacional.
Confira os detalhes no flash de Romoaldo de Souza:
Durante toda esta sexta-feira (4), o ministro da Educação está telefonando para os governos estaduais pedindo a participação das polícias para garantir que nos locais de provas haja segurança dentro e fora da escola.
Mendonça Filho disse que este é um momento de mandar uma mensagem de tranquilidade àqueles que estudaram e se preparam. “Os estudantes devem buscar se tranquilizar, focar nas provas”, comentou.
Portanto, 240.304 estudantes que fariam provas do Enem nessas 364 escolas ocupadas terão de esperar até os dias 3 e 4 de dezembro quando serão aplicadas as provas complementares.