O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é "Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil". A informação foi divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em sua página no Twitter no começo da tarde. Neste domingo (6) é o segundo dia de prova do exame e também o mais temido por muitos candidatos, justamente pela elaboração da redação.
Neste segundo dia de provas, o exame começou a ser aplicado às 13h30, no horário de Brasília, ou 12h30 no horário local. Além da redação, os estudantes fazem provas de linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e têm cinco horas e 30 minutos para concluir a prova. Aproximadamente 8,4 milhões de estudantes se inscreveram para fazer o Enem este ano.
A partir das 14h30, os estudantes já podiam sair, caso tivessem terminado a prova. Por volta das 15h30, os primeiros alunos começaram de fato a deixar o local. Saiba mais na reportagem de Marcela Maranhão:
Em 2015, o tema da redação foi "a persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira". Entre elogios e críticas, o tema foi visto como difícil por muitos alunos.
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CORREÇÃO DA PROVA
Alguns cuidados devem ser tomados pelo estudante hoje à tarde. As redações com sete linhas ou menos receberão nota zero. A estrutura deve ser dissertativo-argumentativa, ou seja, os candidatos devem expor argumentos relacionados ao tema da redação, elaborando-os de forma consistente e coerente.
A proposta de redação do Enem sempre vem acompanhada de textos que podem servir de motivação para que os candidatos elaborem seus próprios textos. No entanto, o estudante não deve se restringir às ideias ali apresentadas, copiar trechos ou torná-los parte de sua argumentação. Tais procedimentos podem fazer com que o candidato perca pontos na avaliação de competências. Aquele que fizer qualquer brincadeira ou deboche vai tirar zero.
As redações serão avaliadas de acordo com cinco competências: domínio da norma-padrão da língua escrita, compreensão da proposta da redação e aplicação de conceitos de diversas áreas do conhecimento para desenvolver o tema; capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações para defender um ponto de vista; conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação e elaboração de proposta de intervenção ao problema abordado, respeitando os direitos humanos.