PROTESTO

Alunos afirmam que não há previsão para desocupar escolas estaduais

As escolas públicas estaduais Cândido Duarte, Silvia Jardim e Martins Júnior, na Zona Norte do Recife, estão ocupadas por estudantes que protestam contra a PEC 55

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 08/11/2016 às 14:58
Foto: Sintepe


Como forma de demonstrar que unidades públicas de ensino estão longe de serem desocupadas por estudantes, alunos da Região Metropolitana do Recife ocuparam escolas públicas da rede estadual, assim como outras 170 instituições em todo país.

A escola Cândido Duarte, em Apipucos, está ocupada há mais de 24 horas, já Silvia Jardim, no mesmo bairro, e a Martins Júnior, na Torre, essas na Zona Norte do Recife, foram tomadas hoje por estudantes contra medidas do Governo Federal. As manifestações são contra a Proposta de Emenda Constitucional de reforma do ensino médio e de limite de gastos para educação nos próximos vinte anos.

Os estudantes que estão desde a segunda-feira na Escola Integral Cândido Duarte, a primeira a ser ocupada na Região Metropolitana do Recife, se organizam para permanecer no local. É o que explica uma das alunas que prefere não se identificar. “ A gente não vai desistir. Não tem uma data certa para desocupar [o local]. É por tempo indefinido”, ressalta.

Representantes do sindicato dos professores de Pernambuco (sintepe) visitam às unidades como forma de estabelecer um diálogo entre alunos e a Polícia Militar, é o que assegura o diretor de assuntos educacionais do Sintepe, Heleno Araújo. “A rede estadual tem uma linha de matrícula no ensino médio e é importante que os estudantes ao realizar esses movimentos tenham, sim, o apoio do sindicato”, afirma.

Ouça na reportagem de Suellen Fernandes:

Resposta do Estado

Por meio de nota a Secretaria de Educação do Estado informa que vem mantendo diálogo com os estudantes do protesto no sentido de que, mesmo com a continuidade do movimento, as aulas sejam retomadas para não prejudicar os demais alunos das unidades.